Novo centro da Siemens, instalado no PUCPR Tecnoparque,
foi inaugurado nesta quinta-feira (19/04/2012)

A Siemens inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (19), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de soluções Smart Grid na América Latina. O novo centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Siemens opera desde janeiro em dois prédios do PUCPR Tecnoparque, unidade da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação voltada para a aproximação da Universidade com a indústria.

Com a instalação da Siemens, o PUCPR Tecnoparque conta com 14 empresas instaladas, desenvolvendo projetos em conjunto com a Universidade. "A complexidade do desenvolvimento tecnológico demanda esforços colaborativos. Além disso, a nova economia global está baseada no conhecimento. Por isso, a importância do PUCPR Tecnoparque, que promove a parceria tripla entre universidade, iniciativa privada e poder público", afirma o vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi Augusto.

Inicialmente, o centro de P&D concentrará suas atividades no desenvolvimento de softwares e soluções de tecnologia da informação para gestão e automação de sistemas de energia. "Este novo centro de P&D nasce integrado à estratégia global da Siemens para soluções Smart Grid, desenvolvendo tanto soluções para os clientes do mercado brasileiro quanto soluções de aplicação global", afirma Guilherme Mendonça, diretor da Divisão de Negócios Smart Grid da Siemens do Brasil. Atualmente, o centro opera com 24 desenvolvedores de software e TI, sendo que em três anos a expectativa é de que o centro conte com 100 colaboradores.

A inauguração do novo centro faz parte do pacote de US$ 600 milhões em investimentos anunciados para a criação de novas linhas de pesquisa e a expansão da capacidade produtiva da Siemens no País. "O Brasil está adquirindo uma posição de vanguarda na estratégia da companhia, incorporando centro de competência global em setores estratégicos, como Smart Grid, mas também em Oil&Gas", afirma Paulo Stark, CEO e presidente do Grupo Siemens no Brasil.