Pesquisa de Engenharia de Produção e Sistemas desenvolve produtos

Projeto foi defendido em banca no dia 29 de março
com a presença do Secretário de Educação Flávio Arns

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUC-PR, através do Prof. Dr. Osíris Canciglieri Júnior, do Grupo de Pesquisa Concepção e Desenvolvimento de Produtos e Sistemas, tem ampliado seu campo de estudo de forma a integrar outras áreas de conhecimento. Entre essas pesquisas multidisciplinares estão aquelas relacionadas com a inclusão social, que desdobram áreas como a Engenharia e a Tecnologia Assistiva, concebendo projetos de desenvolvimento de produtos para atender pessoas com necessidades especiais.

Dentro desse pensamento, no dia 29 de março de 2012, no Auditório John Henry Newmann, a aluna Maria Lucia Miyake Okumura do PPGEPS/PUC-PR, defendeu sua Dissertação de Mestrado intitulada "A Engenharia Simultânea Aplicada ao Projeto de Desenvolvimento de Produtos Inclusivos: Uma Proposta de Framework Conceitual". Participaram da banca de avaliação: Prof. Dr. Flávio Arns (Vice-governador e Secretário de Educação do Estado do Paraná); Prof. Dr. Teófilo Miguel de Sousa (UNESP/Guaratinguetá-SP); Prof. Dr. Ângelo Márcio Oliveira Sant'Anna (PPGEPS-PUCPR) e Prof. Dr. Osíris Canciglieri Júnior (Coordenador do PPGEPS-PUCPR e Orientador). Estiveram presentes no local o Prof. Vidal Martins (Decano da Escola Politécnica), representantes das Instituições ADEVIPAR – Associação dos Deficientes Visuais do Paraná, IPC – Instituto Paranaense de Cegos, Lions Clube Curitiba Batel, Escola Nilza Tartuce (modalidade educação especial), IBDa – Instituto Brasileiro de Pessoas com Deficiência em Ação, e, parentes, amigos e colegas da aluna.

A dissertação defendida tem o viés para a inclusão social de pessoas com deficiência e idosos. O Prof. Dr. Osíris relatou sobre outras pesquisas do PPGEPS relacionadas a produtos para usuários com deficiência e enfatizou a importância e benefícios dessas pesquisas para a sociedade e a vontade de continuar desenvolvendo projetos que associem a tecnologia e a inclusão social. Acrescentou também que estas são as tendências para os novos caminhos na educação brasileira para formação de profissionais com consciência de responsabilidade social. O Prof. Dr. Ângelo enfatizou a importância da tecnologia na educação, pois o avanço da tecnologia possibilita novas diretrizes à educação, que é a base para o desenvolvimento do país. O Prof. Dr. Flávio Arns, ressaltou a importância e os benefícios que esse tipo de pesquisa integrada pode trazer para todas as áreas, mas em especial à de inclusão social. Recomendou a continuidade da pesquisa apresentada e ressaltou que o Governo do Estado do Paraná possui grande interesse em projetos que tragam melhoria de vida e inclusão social para os cidadãos paranaenses. Mencionou ainda que existe a possibilidade do apoio financeiro por parte do Governo do Estado, uma vez que é importante que o governo promova a acessibilidade à todos os cidadãos e propôs a criação de uma rede de cooperação entre as universidades paranaenses e a comunidade para o fortalecimento do desenvolvimento de produtos inclusivos.

As propostas do Vice-Governador foram recebidas com entusiasmo pelo Prof. Osiris e pela a aluna Lucia que expressaram o desejo de continuar a pesquisa e ao mesmo tempo trabalhar para a criação da rede de pesquisa, ressaltando a necessidade de um laboratório orientado para pesquisas e desenvolvimento de produtos que possam atender às pessoas com necessidades especiais do Paraná, bem como uma estrutura multidisciplinar para extensão de cursos e oficinas nesta área.