PUCPR inaugura 2º bloco do Tecnoparque com SOFHAR e ZOOM/LEGO® Education

Unidade da Agência PUC conta com 13 empresas instaladas,
desenvolvendo projetos em conjunto com a academia

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) inaugurou, nesta quinta-feira (22), o 2º bloco do PUCPR Tecnoparque, unidade da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem como objetivo proporcionar uma interação mais efetiva entre a Universidade e a indústria. No 2º bloco, estão a SOFHAR Gestão&Tecnologia e a ZOOM/LEGO® Education. Ao todo, o PUCPR Tecnoparque conta com 13 empresas que estão desenvolvendo projetos em conjunto com a Universidade.

Estiveram presentes no evento de inauguração o Superior da Província Marista Brasil Centro-Sul, Ir. Joaquim Sperandio, o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Waldemiro Gremski, o diretor presidente da SOFHAR, Wilmar Prochmann, e o presidente nacional da ZOOM, Marcos Wesley, além de autoridades da PUCPR e representantes das empresas instaladas no PUCPR Tecnoparque.

Segundo o reitor da PUCPR, a inauguração de mais um bloco do PUCPR Tecnoparque é mais um passo em direção à meta de transformar a PUCPR em uma universidade de classe mundial. "A PUCPR já tem o respeito internacional. Formamos mais de 100 mil profissionais, entre eles o governador do Paraná, Beto Richa, o vice-governador Flávio Arns e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Com iniciativas como o PUCPR Tecnoparque, queremos a sintonia social, queremos estar próximos do barulho da rua, produzindo conhecimentos que promovam o bem-estar da nossa sociedade", afirma Juliatto.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o rápido crescimento do PUCPR Tecnoparque, lançado em 2009, reflete o forte movimento nacional em prol da inovação tecnológica e a vontade da Universidade de converter o seu conhecimento em riquezas para o país. "Parcerias como estas firmadas entre o setor produtivo e a PUCPR transformarão o nosso cabedal científico em realidade", afirma Waldemiro Gremski.

Ele cita que o Brasil, em 2010, produziu mais de 32 mil artigos científicos, que foram indexados nos mais rígidos padrões internacionais, porém só 219 patentes foram registradas no mesmo período no Patent & Trademark Office dos EUA. "Ou seja, é preciso que o Brasil produza 146 artigos para gerar 1 patente. Enquanto no Japão a cada 1,6 artigo, 1 patente é registrada", compara.

A PUCPR contribui para que este cenário se modifique, com iniciativas como a Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece mais de 180 competências, 2.000 projetos de pesquisa em desenvolvimento e aproximadamente 100 patentes e registros de proteção intelectual para o setor empresarial