A genética da cárie

Pesquisas pioneiras realizadas pela PUCPR avançam no entendimento da doença

A cárie dentária é a maior causa de perda de dentes entre crianças e jovens no mundo. É uma doença multifatorial e complexa, resultado da interação de aspectos relacionados ao hospedeiro e aspectos ambientais. A PUCPR, por meio do Núcleo de Saúde, desenvolve uma série de pesquisas sobre a doença com o objetivo de ajudar a prevenir o seu surgimento.

Uma delas, inédita no mundo, identificou um forte componente genético controlando a resistência à cárie dentária, por meio de modelos matemáticos que tentam explicar o padrão de herança da doença. O estudo avaliou uma população de 451 pessoas no interior do Pará, distribuídas em 11 famílias. A comunidade foi escolhida por estar isolada há mais de 80 anos e apresentar variáveis ambientais homogêneas, o que aumentou o poder do estudo.

A pesquisa foi publicada em 2010 no periódico internacional mais renomado da área de Odontologia, o Journal of Dental Research. Segundo o coordenador da pesquisa, o geneticista e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, Marcelo Távora Mira, pessoas que possuem o alelo de suscetibilidade à doença apresentam uma média de dentes cariados nove vezes maior do que as que possuem o alelo de proteção. O estudo foi a tese de Doutorado da aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Renata Iani Werneck.

Em 2011, a PUCPR avançou ainda mais no entendimento da doença, ajudando a preencher a lacuna sobre quantos e quais são os genes que influenciam a suscetibilidade à cárie dentária. O novo estudo, resultado da tese de Doutorado da aluna Andrea Duarte Doetzer e coordenado pela professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Odontologia, Paula Cristina Trevilatto, identificou uma forma variante do gene de uma proteína chamada lactotransferrina (LTF), que está associada à resistência contra a cárie. A LTF está presente na saliva e desempenha ação antibacteriana contra o Streptococcus mutans, principal bactéria associada à cárie.

Os novos achados foram apresentados na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em 2011, e foi o vencedor do Prêmio Hatton, promovido pela SBPqO. Em 2012, a pesquisa concorre na etapa internacional do Prêmio Hatton, que será entregue no mais importante congresso internacional da área, o International Association for Dental Research.

Marcelo Mira e Paula Trevilatto: pesquisas visam à prevenção da doença

Inovação em saúde

O Núcleo de Saúde da PUCPR atua nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, com a missão de promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação por meio de parcerias e alianças estratégicas com empresas e comunidade em geral. O Núcleo dispõe de conhecimentos e competências múltiplas sustentadas pela colaboração com os diversos cursos de graduação da PUCPR e, fundamentalmente, com os Programas de Mestrado e Doutorado. Desta forma, possibilita às empresas o desenvolvimento de projetos de parceria altamente competitivos para o desenvolvimento de novos produtos e processos, incrementando a inovação nas áreas da saúde.

O Núcleo de Saúde da PUCPR concentra suas ações nas seguintes atividades:

- Desenvolvimento de Programas de Formação e Educação Continuada;
- Capacitação de pessoal "in-company";
- Intercâmbio e colaboração com organizações nacionais e internacionais;
- Promoção e realização de eventos;
- Prestação de serviços de assessoria e consultoria;
- Desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologia;
- Pesquisa aplicada e serviços científicos e tecnológicos.

Entre em contato com o Núcleo de Saúde:
nucleo.saude@pucpr.br / (41) 3271 - 6331