ZOOM e LEGO® Education firmam parceria com a PUCPR

É o primeiro acordo firmado no Brasil pela representante da dinamarquesa
LEGO® Education com uma Instituição de Ensino Superior

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Grupo ZOOM, distribuidor exclusivo da LEGO® Education no Brasil, firmaram em 2011 um acordo de cooperação técnica-operacional. A parceria prevê a instalação da Franquia Premium de Curitiba da ZOOM e LEGO® Education no PUCPR Tecnoparque, unidade da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação que proporciona a aproximação entre a Universidade e a indústria. É o primeiro acordo firmado no País pela representante da dinamarquesa LEGO® Education com uma Instituição de Ensino Superior.

Com a parceria, viabilizada com o apoio do Núcleo de Engenharias da PUCPR, que é coordenado pelo professor Pablo Deivid Valle, a PUCPR, a ZOOM e a LEGO® Education passarão a desenvolver projetos de pesquisa em conjunto, tanto na área tecnológica quanto na área pedagógica. O objetivo é desenvolver soluções de aprendizagem inovadoras, que auxiliem o processo de aprendizagem dentro das salas de aula do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Representantes da PUCPR e da ZOOM se reuniram para assinar o acordo

O presidente nacional da ZOOM, Marcos Wesley, acredita que "com o passar do tempo, a PUCPR vai se transformar em um pólo que vai difundir as tecnologias de robótica aliada ao contexto social". Wesley explica que grandes universidades, como a norte-americana MIT (Massachusetts Institute of Technology), têm parcerias com a LEGO® Education para auxiliar no aprendizado dos estudantes e desenvolver novas tecnologias.

Atualmente, cerca de 1,5 milhão de crianças e jovens em três mil escolas públicas e privadas utilizam as soluções de aprendizagem da LEGO® Education, que são compostas por kits, fascículos educacionais, assessoria às escolas e capacitação de educadores. Todas as soluções são baseadas em propostas e estudos de renomados pesquisadores da área educacional e fundamentadas nos quatro pilares para a educação da Unesco: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer.

Além das pesquisas, o acordo entre a PUCPR e a ZOOM prevê o envolvimento dos alunos nas atividades da FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar crianças e jovens a descobrir o universo da ciência e da tecnologia e que tem como embaixador o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Os alunos também serão capacitados para se tornarem instrutores de equipes de robótica de escolas públicas e privadas que participam de campeonatos regionais, nacionais e internacionais nessa área.

Engenharia de Controle e Automação em foco

O curso de Engenharia de Controle e Automação será um dos cursos beneficiados com a parceria com a ZOOM e a LEGO® Education. Segundo o coordenador do curso, Agnelo Denis Vieira, os alunos poderão aplicar conceitos teóricos desenvolvidos em Cálculo, Geometria, Física e Técnicas de Programação, melhorando o processo de aprendizagem e motivando os alunos.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Waldermiro Gremski, a parceria representa o cumprimento de uma missão. "As universidades têm como função a produção do conhecimento. Só que, no Brasil, boa parte deste conhecimento se esgota na publicação deste conhecimento. Esta parceria tem a função de transformar nosso cabedal científico em realidade e em bem-estar para a população".

O vice-reitor daPUCPR, Paulo Mussi, ressalta o esforço da Universidade para operacionalizar o conhecimento, colocando à disposição das empresas os projetos desenvolvidos dentro da Instituição. "Neste contexto, a parceria com a ZOOM e a LEGO® Education é muito especial. Primeiro porque a demanda surgiu dentro da sala de aula. Segundo porque as duas instituições têm missões muito próximas. Ambas atuam na área educacional e promovem o desenvolvimento humano".

Juntos para Fazer Mais

A parceria entre a PUCPR, a ZOOM e a LEGO® Education já teve o seu primeiro resultado concreto. No dia 8 de dezembro, as instituições lançaram o projeto "Juntos para Fazer Mais", uma iniciativa da ACTIS Comunicação com apoio da Concessionária Ecovia. Durante a cerimônia, foram entregues 20 Kits LEGO® a escolas e organizações do terceiro setor de Curitiba. O evento contou com a participação do presidente da ZOOM, Marcos Wesley.

Marcos Wesley, presidente da ZOOM, com Luiz Márcio Spinosa e
Mônica Ribeiro, responsável pela Franquia Premium da ZOOM em Curitiba