PUCPR Tecnoparque comemora dois anos com doze empresas instaladas

Situado no coração do Curitiba Tecnoparque, complexo se consolida como um dos mais importantes ativos de inovação do Paraná

Com dois anos de funcionamento e doze empresas instaladas, o PUCPR Tecnoparque se consolida como um dos mais importantes ativos de inovação do Paraná. O complexo, situado no coração de um dos mais importantes hubs tecnológicos do Paraná e do País, o Curitiba Tecnoparque, foi inaugurado no dia 28 de agosto de 2009 com o objetivo de aproximar alunos e professores do mercado de trabalho, mais especificamente das empresas de base tecnológica. Em troca, essas empresas recebem mão de obra qualificada para desenvolver projetos em pesquisa e inovação.

Ancorada pela Nokia Nokia Siemens Networks (NSN), líder mundial em tecnologia de conexão, o PUCPR Tecnoparque possibilita que o conhecimento gerado dentro da Universidade se transforme em benefícios para a comunidade. "O PUCPR Tecnoparque não é apenas um aluguel de espaço. Por meio desse trabalho em conjunto com as empresas, nossos pesquisadores vêem resultados práticos, seus produtos são colocados no mercado e patentes são registradas", afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da PUCPR, Walde¬¬miro Gremski.

O vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi Augusto, comenta que o PUCPR Tecnoparque está alinhado com a visão de futuro da Universidade que é se tornar uma Instituição de classe mundial. "Queremos tornar a PUCPR um grande local de produção de conhecimento relevante para a comunidade na qual estamos inseridos e aproximar a Universidade da comunidade empresarial é fundamental, pois hoje nada de relevante se constrói de maneira isolada."

Para Dib Daher Selouan, sócio-administrador da Softdib, que firmou no dia 2 de setembro parceria com a PUCPR, as empresas precisam de novas soluções na área de tecnologia da informação e as universidades precisam alinhar a sua produção com as necessidades do mercado. "É por isso que a união entre empresa e universidade, possibilitada pelo PUCPR Tecnoparque, é tão importante".

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Waldemiro Gremski,
com o sócio-administrador da Softdib, Dib Daher Selouan, na assinatura do contrato

Por que se instalar no PUCPR Tecnoparque?

Além da localização privilegiada, junto ao Câmpus Curitiba da Universidade, e infraestrutura de ponta, o PUCPR Tecnoparque oferece inúmeros benefícios para as empresas instaladas. Confira:

- Política fiscal diferenciada: Ao obter enquadramento e aprovação de seus projetos junto ao Programa Curitiba Tecnoparque, as empresas passam a contar com alíquota de 2% (dois por cento) de Imposto Sobre Serviço (ISS);
- Descontos em mensalidades da PUCPR: Válido para todos os colaboradores em cursos de Graduação, Pós-Graduação (lato sensu) e Extensão;
- Desenvolvimento conjunto de pesquisas: A realização de pesquisas conjuntas pode reduzir consideravelmente os investimentos pela empresa;
- Recrutamento: Empresas podem identificar e recrutar potenciais colaboradores junto aos estudantes da PUCPR e demais universidades;
- Captação de recursos: Auxílio na busca de fontes de financiamento públicas (FINEP, CNPq, CAPES, SETI, entre outros);
- Transferência de tecnologia: Por ser cadastrada como NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, em 30/04/08, a Agência PUC viabiliza encaminhamentos para proteção da Propriedade Intelectual (Marcas e Patentes, Modelos de Utilidade, Desenho Industrial, Programa de Computador, Topografia de Circuito Integrado, Registro de Cultivares, entre outros), além de negociação com as empresas e licenciamento tecnológico;
- Capacitação e treinamento: Como conseqüência da atividade principal da PUCPR, várias são as possibilidades de educação superior e/ou continuada.

Conheça as empresas instaladas no Tecnoparque

- Nokia Siemens Networks do Brasil Sistemas de Comunicações Ltda
- FTD Games
- Amfleck