Formação para inovar

MBA Internacional Gestão Estratégica da Inovação é resultado da parceria entre o Sistema Fiep e a PUCPR

Célia von Linsingen, gerente de Marketing Institucional e de Consumo da Herbarium

A inovação é apontada como uma das principais ferramentas para a competitividade de uma empresa. No entanto, o mercado de trabalho carece de profissionais qualificados para esta concepção, assim como para o desenvolvimento e gestão de processos inovativos. A análise do diretor executivo do Centro Internacional de Inovação (C2i) e da Universidade da Indústria (Unindus) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Filipe Miguel Cassapo, justifica o sucesso do MBA Internacional Gestão Estratégica da Inovação, lançado este ano.

Fruto de uma parceria entre o Sistema FIEP e a PUCPR, o curso é voltado para profissionais com experiência em áreas de gestão e, além de aulas semipresenciais, desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem da PUCPR, inclui um módulo internacional na Université de Technologie de Compiègne, na França, com as despesas da viagem inclusas no valor do curso. O programa enfatiza a construção de experiências reais, combinando as competências dos participantes com a metodologia orientada para resolução de problemas (Problem Based Learning) e a experiência da PUCPR na construção de Projetos de Inovação.

Célia Regina von Linsingen, gerente de Marketing Institucional e de Consumo da indústria farmacêutica Herbarium, faz parte da primeira turma do MBA e buscou o curso para aprender a usar o conhecimento em sua forma mais prática, direcionando-o para a criação de produtos, serviços, modelos de negócios e estratégias de marketing que façam a diferença para a empresa e para os consumidores finais. "Já estou aplicando os conhecimentos no meu trabalho. A visão, ao mesmo tempo, aberta e focada da inovação traz grandes ganhos no desempenho das minhas atividades na área de Marketing, onde ser criativo é um pré-requisito."

Seu colega Fabrício Lopes, líder do Eixo de Cultura de Inovação do C2i do Sistema Fiep, ainda destaca o excelente nível do corpo docente, do conteúdo e do material didático, além da seleção dos alunos que fazem parte da primeira turma. "Todos são de grandes empresas e a troca de conhecimento é muito rica, tornando o MBA muito prático e real. Não filosofamos sobre inovação e, sim, sobre como a inovação levará nossas empresas e as de nossos clientes a um outro patamar de competitividade."

Curso: MBA Internacional Gestão Estratégica da Inovação
Público-alvo: executivos e gestores com experiência ou com interesse em capacitação nas áreas correlatas à inovação
Carga horária: 510 horas
Pré-requisitos: experiência em gestão e conhecimento intermediário (entender e falar) em língua inglesa