LEGO e PUCPR lançam projeto 'Juntos para Fazer Mais'

Ação é fruto da parceria entre a Agência PUC e a Zoom LEGO®,
com o objetivo de desenvolver soluções de aprendizagem inovadoras

Nesta quinta-feira (8), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o grupo Zoom LEGO® Education lançaram o projeto 'Juntos para Fazer Mais', iniciativa da ACTIS Comunicação com apoio da Concessionária Ecovia. Durante a cerimônia foram entregues 20 Kits LEGO® a escolas e organizações do terceiro setor de Curitiba. O evento contou com a participação do presidente da Zoom Lego do Brasil, Marcos Wesley.

A ação é fruto da parceria da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Zoom LEGO® Education, firmada em outubro deste ano, quando a Universidade e o grupo assinaram um acordo de cooperação técnica-operacional. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Waldermiro Gremski, a parceria representa o cumprimento de uma missão. "As universidades têm como função a produção do conhecimento. Só que no Brasil, boa parte deste conhecimento se esgota na publicação. A nossa parceria tem a função de transformar nosso cabedal científico em realidade, em bem estar para a população".

Este é o primeiro acordo firmado no Brasil pela representante da dinamarquesa LEGO® Education com uma Instituição de Ensino Superior. O presidente nacional da Zoom LEGO® Education, Marcos Wesley, acredita que "com o passar do tempo, a PUCPR vai se transformar em um pólo que vai difundir as tecnologias de robótica aliada ao contexto social". Wesley explica que grandes universidades, como a norte-americana MIT (Massachusetts Institute of Technology), têm parcerias com a LEGO® Education para auxiliar no aprendizado dos estudantes e desenvolver novas tecnologias.

A partir desta segunda-feira (12), o Grupo Zoom instala-se no PUCPR Tecnoparque, unidade da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação que proporciona a aproximação entre a Universidade e a indústria. "A gente tenta operacionalizar o conhecimento, colocando à disposição das empresas os projetos desenvolvidos dentro da Universidade. Esta parceria é muito especial. Primeiro porque a demanda surgiu dentro da sala de aula, segundo que as duas instituições têm missões muito próximas. Ambas atuam na área educacional e promovem o desenvolvimento humano. Esperamos contribuir para a sociedade", declara o diretor da Agência PUC e do PUCPR Tecnoparque, professor Luiz Márcio Spinosa.