PUCPR e Zoom LEGO® Education firmam parceria inédita

Parceria prevê a instalação da Franquia Premium de Curitiba
no PUCPR Tecnoparque e a realização de pesquisas em conjunto

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Grupo Zoom, distribuidor exclusivo da LEGO® Education no Brasil, assinaram nesta quarta-feira (19) um acordo de cooperação técnica-operacional. A parceria prevê a instalação da Franquia Premium de Curitiba da Zoom LEGO® Education no PUCPR Tecnoparque, unidade da Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação que proporciona a aproximação entre a Universidade e a indústria. É o primeiro acordo firmado no País pela representante da dinamarquesa LEGO® Education com uma Instituição de Ensino Superior.

Com a parceria, a PUCPR e a Zoom LEGO® Education passarão a desenvolver projetos de pesquisa em conjunto, tanto na área tecnológica quanto na área pedagógica. O objetivo é desenvolver soluções de aprendizagem inovadoras, que auxiliem o processo de aprendizagem dentro das salas de aula do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Atualmente, cerca de um milhão e meio de crianças e jovens em três mil escolas públicas e privadas utilizam as soluções de aprendizagem da LEGO® Education, que são compostas por kits, fascículos educacionais, assessoria às escolas e capacitação de educadores. Todas as soluções são baseadas em propostas e estudos de renomados pesquisadores da área educacional e fundamentadas nos quatro pilares para a educação da Unesco: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer.

A inauguração das novas instalações da Zoom LEGO® Education deve acontecer no início de 2012. Além das pesquisas, o acordo prevê o envolvimento dos alunos nas atividades da FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar crianças e jovens a descobrir o universo da ciência e da tecnologia e que tem como embaixador o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Os alunos também serão capacitados para se tornarem instrutores de equipes de robótica de escolas públicas e privadas que participam de campeonatos regionais, nacionais e internacionais nessa área. A parceria foi viabilizada com o apoio do Núcleo de Engenharias da PUCPR, que é coordenado pelo professor Pablo Deivid Valle.

O curso de Engenharia de Controle e Automação será um dos cursos beneficiados com a parceria com a Zoom LEGO® Education. Segundo o coordenador do curso, Agnelo Denis Vieira, os alunos poderão aplicar conceitos teóricos desenvolvidos em Cálculo, Geometria, Física e Técnicas de Programação, melhorando o processo de aprendizagem e motivando os alunos.