A PUCPR no 27th International Conference of The System Dynamics Society

Evento contou com a participação de mais de 450 cientistas de vários países

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, Carlos Domingos Nigro, acaba de voltar dos EUA, onde participou do evento “The 27th International Conference of The System Dynamics Society”, realizado de 26 a 31 de julho, no município de Albuquerque, New Mexico. Nigro foi convidado pela organizadora do evento, a System Dynamics Society, com sede na University at Albany (New York), por ter conquistado o 1º Prêmio do Concurso Nacional de Inovação e Criatividade Tecnológica, promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com a pesquisa “Análise de Risco de Favelização: Instrumento de Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável” .

Com a presença de mais de 450 cientistas de vários países, o eventodebate, desde 1983, a produção acadêmica e profissional por meio da metodologia de gestão de sistemas complexos dinâmicos não lineares, conceitos tratados pelo trabalho de Nigro. “O estudo rigoroso do comportamento de sistemas por meio da simulação computacional também pode ser aplicado na área da Arquitetura e Urbanismo, visando à tomada de decisões frente aos inúmeros problemas pertencentes às cidades”, afirma Nigro.

Ele destaca a marcante presença de um grupo de pesquisadores brasileiros neste evento, formado por profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento. “Permitiu-se a nossa participação presencial nas reuniões das representações das seções da América Latina e do Brasil nesta instituição internacional, o que valoriza o nosso trabalho profissional e a representatividade, por integrar-se à rede de pesquisa destas esferas de abrangência, nesta área do conhecimento científico multidisciplinar”.

Para ele, o evento fortaleceu o grupo brasileiro presente, com a articulação interinstitucional e, principalmente, no pacto formal de uma agenda de trabalho, com imediatos desdobramentos pragmáticos para a materialização e visibilidade da produção nacional desta potencial ciência, a curto prazo.