Pesquisa inédita da PUCPR revela que a cárie tem forte componente genético

Pessoas geneticamente suscetíveis apresentam uma média de dentes cariados nove vezes maior do que as resistentes

Uma pesquisa inédita desenvolvida na PUCPR demonstrou que a cárie apresenta forte componente genético. Pessoas que possuem o alelo de suscetibilidade à doença apresentam uma média de dentes cariados nove vezes maior do que as que possuem o alelo de proteção. É a primeira pesquisa no mundo que conseguiu demonstrar um efeito de gene principal sobre o desenvolvimento da cárie.

O estudo foi desenvolvido pela dentista e aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Renata Iani Werneck, com a orientação do geneticista Marcelo Távora Mira, e avaliou uma população de 451 pessoas no interior do Pará, distribuídas em 11 famílias. A comunidade foi escolhida por estar isolada há mais de 80 anos e apresentar variáveis ambientais homogêneas, o que aumentou o poder do estudo.

Segundo os pesquisadores, os estudos sobre a suscetibilidade genética no desenvolvimento da cárie são recentes, apesar da doença atingir de 60% a 90% da população em todo o mundo. “Muito pouco se sabe ainda sobre a natureza deste efeito genético, por exemplo, se é um gene ou muitos, como ele ou eles são transmitidos dos pais para filhos, qual a frequência deste gene na população, entre outros parâmetros”, explica Marcelo Mira.

A pesquisa da PUCPR utilizou modelos matemáticos avançados desenvolvidos na Université René Descartes – Paris 11, referência mundial em análise genética. A sofisticada análise de segregação complexa foi trazida por Renata Werneck, que passou 11 meses em doutorado sanduíche na instituição, com bolsa concedida pela Capes.

A partir desta pesquisa, o grupo se dedicará ao mapeamento das regiões genômicas onde podem existir genes ligados à suscetibilidade à cárie. Segundo Renata, alguns genes já foram descritos na saliva, esmalte dentário e resposta imune, porém a análise de ligação, que é a próxima fase da pesquisa, pode revelar novos genes previamente insuspeitos, mas que são essenciais no controle da doença.

O objetivo final da pesquisa, segundo os pesquisadores, é ajudar a prevenir o surgimento da cárie. “Na medida em que sabemos que uma determinada criança tem o componente genético de suscetibilidade à cárie, é possível intensificar os cuidados na prevenção da doença”, explica Renata.

No dia 26 de fevereiro, a doutoranda defendeu a tese em inglês, para uma banca internacional, com a presença do pesquisador Alexandre Alcais, da Université René Descartes, parceiro de pesquisa da PUCPR há muitos anos e nome de impacto global na área de genética epidemiológica.