PUCPR investe em equipamentos para o Lab. NGN de Engenharia Elétrica - Telecom

Parceria entre a Universidade e empresa de telecomunicações possibilita aos alunos desenvolvimento profissional e experiência de mercado

A PUCPR está disponibilizando o Laboratório NGN (Next Generation Networks) aos alunos da Universidade. Este novo laboratório conta com equipamentos de última geração, que possibilitam ao aluno maior conhecimento técnico na área, tornando-se um dos principais laboratórios para os alunos do Curso de Engenharia Elétrica-Telecomunicações.

O laboratório funciona com o apoio da empresa de telecomunicações Genband. Essa empresa, instalada desde agosto do ano passado no parque tecnológico da PUCPR, proporciona aos alunos uma maior integração com o mercado de trabalho. “A parceria entre a PUCPR e a Genband estabelece uma relação mercadológica e científica, oferece estrutura e conhecimento para complementação acadêmica”, disse o diretor da Genband, Eduardo Serman.

De acordo com diretor do curso de Engenharia Elétrica-Telecomunicações da PUCPR, Ricardo Nabhen, o novo laboratório NGN representa um importante diferencial do curso, com benefícios sem precedentes para a formação dos alunos. “Além das aulas práticas das disciplinas de Comutação e Tráfego e Engenharia de Tráfego do curso, serão desenvolvidos oficinas e experimentos de laboratórios, onde os alunos poderão contar com o apoio da equipe de engenharia da Genband para o desenvolvimento de seus trabalhos”, destacou.

Os novos equipamentos de telecomunicações NGN diminuem custos de transmissão. O diferencial está no leque maior de soluções em telefonia (solução trunking e maior rede de acesso).

O laboratório, que conta com vários Media Gateways IP e Gateways Controllers, tem a capacidade de simular situações reais do setor e os alunos podem desenvolver novas facilidades e novos projetos com as demandas do mercado.

Helington Marques, gerente da área de Sistem test da Genband, enfatiza que é possível o desenvolvimento de estudos e projetos conjuntos supervisionados pela equipe de engenheiros e técnicos da empresa. Novos equipamentos estão previstos para o próximo mês. Esses vão permitir testes de redes móveis, mais um diferencial para o curso da PUCPR.

Atualmente três estagiários do curso de Engenharia Elétrica estão trabalhando na Genband nesse novo laboratório. Raphael Kishino, Rodolfo Barbosa de Siqueira e Edney Fernandes Schinzel. Para eles é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas da universidade.

Nabhen ressaltou ainda a importância das redes NGN para o mercado de telecomunicações. “Nossos alunos já poderão obter essa experiência de operar, projetar e configurar uma rede NGN na graduação, não ficando mais restrita aos que conseguiam estágio em grandes empresas da área, uma vez que todos os alunos do curso terão acesso ao laboratório. Esta experiência representa maiores oportunidades profissionais para os alunos, pois estamos tratando de uma importante competência para o novo perfil requerido para o profissional da área de telecomunicações”, finalizou.

Mais informações sobre o curso de Engenharia Elétrica no site http://www.pucpr.br/engeletrica