Agência PUC firma parceria com Genband e inaugura Parque Tecnológico

O Parque terá área de 12 mil m2 destinada à inovação tecnológica e instalação de empresas para desenvolvimento de pesquisas com a PUCPR

A Agência PUC, unidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que faz o elo entre o setor acadêmico e produtivo, firmou nesta quarta-feira (17) a parceria com a empresa multinacional Genband para desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na área de Telecom. A parceria marcou o lançamento do Parque Tecnológico da PUC Paraná, uma área com 10 mil metros quadrados destinada à inovação tecnológica e instalação de empresas para desenvolvimento de pesquisas com a PUCPR.

Segundo o Pró-reitor de Administração, Planejamento e Desenvolvimento da PUCPR, Valdecir Cavalheiro, a inauguração do Parque Tecnológico consolida os investimentos da PUCPR na área de TI e intensifica o desenvolvimento tecnológico da capital. "Parcerias como a da Genband promovem a integração da Universidade com o mercado e o principal beneficiado é a cidade de Curitiba, que se destacará no cenário nacional ao oferecer mão-de-obra qualificada e produção de ponta".

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Waldemiro Gremski, reforça a importância de parcerias entre as universidades e o mercado. "95% de todo o conhecimento gerado no Brasil vem das universidades e a maior parte dos pesquisadores se contenta em apenas publicar essas pesquisas. Com a inauguração do Parque Tecnológico, a PUCPR segue o caminho de países como os Estados Unidos e Japão, que unem empresas e universidades para que todo o conhecimento gerado seja colocado em prática".

Para o diretor da Genband no Brasil, Eduardo Serman, a parceria com a PUCPR será um grande diferencial competitivo da empresa, que já possui centros de desenvolvimento nos Estados Unidos e na China. "No ramo da tecnologia, a pesquisa é tão importante quanto o desenvolvimento do produto e a oportunidade de aproveitar a mão-de-obra qualificada que sai ou ainda está na Universidade é uma vantagem que a Genband conquistou com essa parceria", diz.

O diretor presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, da Prefeitura de Curitiba. Juraci Barbosa Sobrinho, afirma que a inauguração do Parque Tecnológico da PUCPR está em sintonia com o programa Curitiba Tecnoparque, que tem como objetivo atrair empresas de tecnologia para a área conhecida como Anel Logístico. "Dentro dessa área se encontram as principais universidades do Estado, o que possibilita a formação de parcerias e a integração do ensino, pesquisa e produção".

Parceria - A Genband é empresa líder nas soluções tecnológicas, com instalação de plataformas de alta performance em grandes empresas, em mais de 60 países. Estas plataformas de alta performance gateway estão no centro das redes fixas e móveis em todo o mundo, garantindo a melhoria das comunicações e de redes. Com sede em Plano, Texas, Genband tem unidades de investigação e desenvolvimento no Texas, China e Brasil.

A parceria entre a PUCPR e a Genband permitirá a realização de pesquisas aplicadas, capacitação dos alunos e relacionamento internacional com os fornecedores. Para o diretor executivo da Agência PUC, Márcio Spinosa, a parceria incentiva o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e a cooperação com a comunidade. Segundo ele, a vinda da Genband para o Parque Tecnológico mostra que a PUCPR é uma universidade que desenvolve pesquisas e estabelece parcerias na prática, aproximando a academia dos empresários.

O Pró-reitor de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Robert Carlisle Burnett, afirma que "a PUCPR pode ser considerada um excepcional ativo de inovação tecnológica na nova economia do conhecimento e está implantando um novo arranjo institucional, a partir da Agência PUC, para incrementar a sua atuação como agente da promoção do desenvolvimento sócio-econômico e intensificar sua sintonia social com os diversos setores da sociedade".

Waldemiro Gremski, Eduardo Serman, Juraci Barbosa Sobrinho, Valdecir Cavalheiro e Márcio Spinosa